segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resumo do Seminário Projetos Municipais com Recursos federais do IBAGE


Começo registrando minha insatisfação com a falta de uma abordagem mais incisiva sobre os principais problemas que nos afligem hoje: o decreto Nº 7.418 e a falta de estrutura dos municípios para captação federal. Esperava mais alternativas de solução e não o desabafo coletivo sem resposta da CAIXA e dos Ministérios.
Aguardava também que a CAIXA enviasse um representante da “matriz” e não da “filial” Brasília.  
O ponto alto do seminário, definitivamente, foi a brilhante participação do Professor Fonseca e sua explanação sincera sobre a evolução e as falhas do SICONV. Foi muito bacana ver a cara “humana” do nosso amado e odiado SICONV e perceber que é uma cara simpática, comprometida e aberta a críticas e sugestões.
Uma apresentação que ninguém levou muito a sério e eu gostaria de compartilhar com meus colegas a grande importância para nosso trabalho foi a palestra: Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e sua Aplicação nos Municípios do Sr. Ubiraja Augusto (Presidência da República/DF). Senti que a maioria das pessoas não percebeu a importância desse tema na captação de recursos federais. Acontece que se esse tema é a bandeira do governo da Presidenta Dilma, todos os programas federais vão seguir essa diretriz básica. Adotar essas diretrizes nas nossas ações, justificativas e objetivos vai nos deixar aptos a participar de mais pleitos. A bandeira do governo federal também deve ser a nossa e estaremos mais próximos no diálogo com os ministérios. Entenderam?
Os casos de sucesso nos Municípios comprovaram que para uma equipe de gerenciamento de convênios funcionar, ela precisa de apoio político, comprometimento dos técnicos, paciência, capacitação continuada e trabalho duro. Os exemplos apresentados me fizeram ficar muito orgulhosa com minha querida Arapiraca, meu prefeito, meus colegas secretários e minha “tropa de elite” (equipe). Nosso desempenho está bem compatível com os casos apresentados.
O PECAM (Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios do RJ) me fez sentir uma inveja boa do estado do Rio de Janeiro e saudade da equipe de apoio institucional da AMA que hoje não segue mais o programa implantado na gestão anterior. Todos os Estados Brasileiros deveriam se inspirar no Rio de Janeiro e manter, ininterruptamente, um programa de apoio institucional aos seus municípios.
Vale à pena copiar Téo!
No geral o evento foi bom e o nível do debate também.    

Um grande abraço,
Helena Virgínia Moreira

2 comentários: