quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Greve da CAIXA: + 1 Problema para a nossa Coleção!


Mais um ano e a mesma greve dos bancários ameaça os convênios públicos e o desenvolvimento econômico do nosso país. Dessa vez até a data foi estratégica, faltando uma semana para prazo final do PAC 2 grupo 01 e dos famosos restos a pagar de 2009.
Tanto nos restos a pagar, quando no PAC 2, não existe confirmação de que haverá prorrogação de prazo. O ministério das cidades jura de pé junto que não prorroga o PAC, o pessoal da CAIXA faz mistério sobre os restos a pagar... E agora? O município pode até cumprir as pendências relatadas em manifestações de engenharia anteriores a greve, mas quem vai analisar?
Nós gestores Municipais ficamos em uma situação até confortável nesse caso: cumprimos nossa parte sabendo que ninguém irá analisar e que provavelmente será contratado, pois o pessoal da GIDUR não vai cometer a injustiça de prejudicar nosso município por conta da briga do sindicato deles. Será? Situação confortável ou ansiedade até o último minuto?
Eu não queria estar na pele dos gerentes e coordenadores da RSGOV (antiga GIDUR). Imaginem o dilema: contratar a toque de caixa para evitar uma possível injustiça ou enfrentar as regras dos normativos e não fazer? 
E o CAUC, como atualizar?
A dica que dou a todos os meus colegas é sempre manter um canal aberto com a CAIXA e investir num relacionamento de mútua confiança. Dessa forma, deixando os analistas seguros, você terá parceiros e não problemas. Outra dica é aparecer na CAIXA depois das 16h30minh. Sempre tem alguém pronto a ajudar.
Aqui em Alagoas a associação dos Municípios está entrando com uma Ação Civil Pública contra a CAIXA e a União. Achei a reação um pouco exagerada, mas necessária. Só não sei se dará certo... Bem, o que importa é que o pessoal está unido e tentando nadar até a praia, afinal, o barco afundou para todo mundo.  


Um grande abraço,
Helena Virgínia Moreira

2 comentários:

  1. Prezada Helena,

    Nossa situação realmente não é nada confortável pois não ficaremos satisfeitos, embora sem culpa, em ter nossos projetos prejudicados.
    A esperança é na aprovação pela Caixa mediante o espírito de justiça que eles venham a ter. É certo que apesar do atendimento abusado de alguém, outro compensa com uma serenidade que traz certa confiança e segurança justamente pelo bom relacionamento.
    Espero que isso tudo acabe para que possamos sair desse impasse...

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  2. Colegas,

    O que vou comentar é produto de experiencias do nosso dia a dia. Acho um absurdo assinarmos um contrato em 2009 e chegarmos em setembro de 2011 e não termos dado uma solução para o problema, mas o pior é que tenho visto isso acontecer. Não vou nem citar a não prioridade dos gestores. Aqui em Sergipe, a Caixa (Gidur, Rsgov, etc) tem tratado os municípios com muita atenção, e se, não podem ajudar, não atrapalham. Mesmo com todas as dificuldades que eles também enfrentam. Quanto ao horário para as visitas, marco reuniões formais como todos, mas, realmente, após as 16.00 sepre temos aquele atendimento mais pessoal e mais tranquilidade para idealizar juntos soluções. Vamos à luta, pois ela continua! Abraços e boa sorte!

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